segunda-feira, 27 de abril de 2009

HISTÓRIA DE FRÁDIGAS EM COMENTÁRIOS

ESTE É UM ESPAÇO ONDE SE PODE FAZER A HISTÓRIA DE FRÁDIGAS
CADA UM PODE ESCREVER EM FORMA DE COMENTÁRIO A SUA HISTÓRIA
CONCORDANDO OU DESCORDANDO COM O COMENTÁRIO ANTERIOR

Não se trata de sítio para brincar uma vez que o assunto é sério
Por isso peço o maximo de respeito sobre o que desejem escrever

Bém haja a todos

SEJAM SEMPRE FELIZES ACONTEÇA AQUILO QUE ACONTECER

14 comentários:

  1. Hoje Frádigas à cerca de duzentos anos Quinta das Fradegas

    ResponderEliminar
  2. O centro da quinta era o hoje conhecido sítio da casa velha, foi aí que tudo começou; com uma casa numa arriba com cerca de 30m de altura com a porta de entrada virada para o rio,seu primeiro habitante, Manuel João Freire(o costas largas)

    ResponderEliminar
  3. Embora não seja o primeiro habitante de Frádigas é ele o seu propriétario´, mas em sítios da quinta das fradegas caso da barroca velha já havia outros habitantes (caseiros)

    ResponderEliminar
  4. Também havia caseiros no barroco e na malhada, dos antigos caseiros nada se sabe, mas a geração de Manuel João Freire chegou aos nossos dias com cerca de oitocentos membros, espalhados pelo mundo,sendo formada por Padres, Pastores de Almas,Doutores, Enfermeiros,Engenheiros,Arquitectos,Advogados,Contabilistas,Desenhadores,Escritores,Compositores,Autores,Musicos, Empresários, Industriais, Comerciantes,Bancários,Elementos das Forças Armadas e de Segurança ,Estudantes,Professores,e outros dignos Assalariados quer na Função Publica quer na Privada

    ResponderEliminar
  5. Sítios dentro da Quinta das Fradegas há vários,todos os seus nomes tiveram uma origem, assim como o nome da própria Quinta das Fradegas.
    A Quinta foi partida e repartida por herdeiros sendo ainda nos dias de hoje eles os detentores de mais de noventa e cinco por cento da área total da Quinta das Fradegas actual Lugar de Frádigas.

    ResponderEliminar
  6. Colhão de Galo,muitos chamam-lhe colhão do galo, mas na verdade não é "do mas de" isto derivado à origem do nome.
    Quando a Quinta das Fradegas foi repartida pelos herdeiros no sítio do na altura "Prados do Chão" aquilo que calhou a cada herdeiro foi uma fatia pequena= a coisa pouca = a um colhãozito = a um colhão de galo.
    Daí vem o seu nome; embora eu ainda hoje designe o sítio por: Prados do Colhão de Galo

    ResponderEliminar
  7. FIM DE SEMANA GRANDE DOS SANTOS 08/a 14 de Junho.
    Verifiquei que neste fim de semana quem vizitou Frádigas embora fossem cerca de 40 pessoas, destes; 95% eram pssoas com cerca de 50 anos e a sua grande parte com mais de 60 anos.
    Bom por um lado; sinal que a familia fradiguense não foi afectada pela crise, deslocando-se para outros destinos.
    Por outro lado mau;sinal que a familia Fradiguense prefer não ter os seus mais velhos nestes poucos grandes fins de semana que temos o previlégio de ter ao longo das nossas curtas izistências.

    ResponderEliminar
  8. Será caso de deixar umas simples questões em análise:
    - Será que valeu, vale ou valerá a pena muitos Fradiguenses fazerem das tripas coração para fazerem suas casinhas nas Frádigas?
    Será que essas casinhas daqui a uns anitos vão ser vendidas ao desbarato ou simplesmente abandonadas?
    Será que quando os mais velhos partirem aumenta a vontade de Frádigas vizitar?
    Já sei muitos dizem ;eu gosto de Frádigas mas também gosto de conhecer outros sítios!...
    A esses eu simplesmente respondo:
    -PENSEM EM TODO ESTE CONTIÚDO E NO ANTERIOR.

    ResponderEliminar
  9. É verdade, vamos ter uma vizitinha ao Alentejo, sabemos que agora por lá está um pouco quente, seria boa altura para virem até aqui comer a tal sardinhada; está bém fica para Agosto .
    Atenção não esquecer que a festa este ano de 2009 calha dias 21,22,23 e 24 de Agosto guardem uma semanita para passarem aqui ; sabém que já começa a ser intelécto passar por aqui , talvez até já se tenha tornado uma ópção para muita boa gente dizem eles que é ser culto vizitar os cantinhos de Portugal ;será?
    Eu continuarei sempre a dizer aquilo que me dizem: Ainda cá voltarei mais vezes isto quem me vizita pela primeira vez ; isto sem conhecerem os meus cantinhos; ou será que conhecem talvez conheçam ; mas creio que há muitos filhos, netos e bisnetos que os não os conhecem; olhem que Deus lhe perdou-e pois eu também os perdo-u .
    Boa viagem lá pelo Alto Alentejo e que tenham um dia ameno senão ficam como lagostas eu cá fico à vossa espera para quando me desejarem vizitar.

    ResponderEliminar
  10. Muito se te falado sobre a origem do meu nome;
    FRÁDIGAS,

    Dizia-me um dos homens mais velhos de Frádigas no ínicio dos anos de setenta sentado nas escaleiras "escaleiras escadas" das barreiras onde muitas vezes alimentava meu espirito com aquelas histórias vividas por ele na Europa e América do Sul;
    Sabes isto aqui na quinta, quando meu avô cá chegou era só silvados,fragas, medronheiros e matagal.
    No início vinham ranchos de gente lá das bandas de São Gião para desbravar estas terras,
    muito muito trabalho aqui tiveram para fazer; estas leiras estes fortes,arrancavam de suas terras pela aurora, e daqui só saiam depois do pôr do sol chegando a suas casas mais mortos do que vivos comentavam uns com os outros a triste sorte de suas vidas, das suas canseiras, das suas labutadas enfim das suas fadegas.
    contínua......

    ResponderEliminar
  11. ... Alguns desses casais acabaram por se fixar no Outeiro da Cova,uma vez que o trabalho na Quinta das Fradegas era para durar falava-se em mais de trinta mil dias de trabalho de um homem daqueles tempos.
    Mas mesmo estando alí proximos do trabalho as canseiras eram muitos, mas meios resignados lá continuavam o seu dia a dia de canseiras, suspirando uns com os outros; fadegas, fadegas só fradegas.
    E assim eu julgo ter nascido o nome da Quinta das Fradegas.
    Quem como eu já tem mais de 52 anos decerto que ainda chegou a ouvir estas expreções aos mais velhos de Frádigas; fadegas , fadegas só fradegas e outra fadigas fadigas só fradigas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma certidão do sec.XIX... diz : Uma minha antepassada ter apelido Fradique ...

      Eliminar
  12. Ambas as mulheres que deram filhos ao Antepassado Costas Largas... Tinham esse apelido Fradique, ao que julgo ainda existem na TEIXEIRA DE BAIXO muitos Fradiques... Embora elas tivessem vindo da Teixeira de Cima

    ResponderEliminar
  13. fradigas setembro 2012 para sempre na minha memoria

    ResponderEliminar

Pela sua ópinião bem haja